segunda-feira, 28 de setembro de 2009

TERRA SAUDADE - ALTAY VELOSO.

PARA SE INICIAR ESSA SEMANA DE UMA FORMA BEM ESPECIAL... UM VERDADEIRO POEMA QUE EU AMO OUVIR



Altay Veloso.


Altay Veloso
Nome completoAltay Veloso da Silva
Nascimento26 de Fevereiro de 1951 (59 anos)
São GonçaloRio de Janeiro
NacionalidadeFlag of Brazil.svg brasileira
Ocupaçãoguitarrista e compositor
Altay Veloso (São Gonçalo26 de fevereiro de 1951) é um cantor compositor e guitarristabrasileiro. É neto de acordeonista, filho de jongueiro capixaba com sacerdotisa de religião de matriz africana.

Aos vinte e um anos faz suas primeiras composições e graças a elas é convidado a integrar algumas das bandas de grande prestígio do Rio de Janeiro, entre elas, “O Rancho” de onde saiu vários músicos que hoje integram o elenco que acompanha notáveis intérpretes da MPB e a “Bando do Bando”, que deu origem à notória banda formada por músicos do primeiro escalão "Black Rio".
Carreira




Na convivência com esses primorosos instrumentistas, Altay aprimora seu oficio de compor até que, em 1980 participa do MPB Shell e produzido pelo guitarrista e compositor Durval Ferreira, grava pela RCA (hoje BMG) seu primeiro disco autoral, “O cantador”. 
O segundo e o terceiro disco vêm em 1983 e 1985, respectivamente, pela extinta Polygram, (hoje Universal) em 1987 e 1988, o disco “Sedução” e “Paixão de D’Artagnan” pela Warner Continental.

Durante esse tempo tem algumas de suas músicas fazendo parte das trilhas sonoras das novelas da Rede Globo, é convidado por três anos consecutivos a tocar no festival de jazz de Montreal, tendo a honra de contar como integrante de sua banda formada por músicos brasileiros, o saxofonista de jazz mais importante do CanadáJean Pierre Zanella.


Composições.

No ano de 1994 Altay, estrategicamente, devido às imposições do mercado fonográfico, interrompe temporariamente sua carreira de cantor pra se dedicar por tempo integral à sua vitoriosa carreira de compositor.
O gosto pela diversidade de formas, como é seu temperamento, o espírito aberto às mais diversas influências musicais contribuem decisivamente pra que o Altay Veloso possa escrever músicas para conceituados intérpretes da MPB de tendências distintas, entre eles: Elba RamalhoDanielNana CaymmiRoberto CarlosExaltasambaZizi PossiLeonardoSelma ReisJorge AragãoWandoAlcioneFat Family,Elymar SantosWanderléiaEmilio SantiagoJorge VercilloBeloAlexandre PiresBilly & JunnyChristian & RalphNetinho de Paula,Fagner, entre tantos outros, num total de mais de 450 músicas.


Estúdio

Em 1998, Altay Veloso monta seu próprio selo e estúdio de gravação e retorna ao cenário artístico como cantor gravando o disco “Nascido em 22 de abril”. Nesse disco com todas as canções dedicadas ao Brasil, Altay Veloso é o único arranjador e instrumentista em todas as músicas.
No ano 2000, sem interromper seu trabalho de composição e com os recursos adquiridos através dele, Altay inicia suas viagens de pesquisa para realizar o sonho ao qual, silenciosamente, se dedica há mais de duas décadas, escrever, em poesia, a saga do africano de Daomé que conheceu Jesus Cristo, Ogundana, O Alabê de Jerusalém.
Investe com paixão nessa sua primeira empreitada no universo da literatura indo a Israel por duas vezes, ao território de Ifé na Nigéria, Angola, Bahia e buscando contatos com líderes religiosos das diversas influências presentes na obra e termina o livro que tem bases no tripé afro-judaico-cristão, onde, baseado num fato histórico, A Vida de Jesus Cristo, Altay mergulha na humanidade de alguns personagens bíblicos e cria outros tantos contemporâneos de Jesus, revelando, pela ótica de um homem africano, o lado mais pessoal e íntimo de cada um, em “Ogundana, O Alabê de Jerusalém”.


O Alabê de Jerusalém

Entre 2002 e 2006, ao mesmo tempo em que integra o corpo de jurados do Prêmio Sharp e Tim, compõe para vários artistas, faz vinhetas para publicidade, trilhas sonoras para curtas-metragens, Altay encontra tempo para extrair do livro “Ogundana, O Alabê de Jerusalém” uma bela e inspirada construção musical, a ópera “O Alabê de Jerusalém”, onde consegue unir todas as influências populares e eruditas que apreendeu no seu exercício com a música, ao que lhe foi dado, ainda no berço, o legado trazido pelos sons dos tambores da África, pois a ópera “O Alabê de Jerusalém”, trata-se da história do africano Ogundana, que viveu há mais de 2000 anos atrás, contada em nossos dias por ele mesmo, que hoje é uma entidade espiritual chamada “Alabê de Jerusalém”, que num dia de festa, num templo de religião de matriz africana, retorna a terra para contar sua história.
Altay achou por bem, antes de realizar a ópera em espetáculo cênico, dado que seu melhor trânsito é pelos caminhos da música, registrá-la em cd e em dvd as gravações feitas em estúdio e, o fez com esmerado capricho e eloqüência.
Gravou nos melhores estúdios do Rio de Janeiro, São Paulo e Montreal a ópera “O Alabê de Jerusalém”, com bases tocadas por grandes músicos da MPB, a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro regida pelo maestro Leonardo Bruno, cantada e narrada por conceituados intérpretes da MPB e renomados atores brasileiros como: Bibi FerreiraLeny AndradeRonnie MarrudaElba RamalhoLenine,José TobiasAlcioneJorge VerciloMargareth MenezesMarku RibasWandoFafá de BelémCarlos DaféLucinha LinsWatusiLuiz Vieira,Talma de FreitasSilvio CésarAdriana LessaIvan LinsCláudio CartierCris DelannoRuth de SouzaPery RibeiroIzabel FilardisSelma Reis, entre outros artistas integrantes de uma ficha técnica de mais de 150 nomes.
Essa obra do Altay Veloso, “O Alabê de Jerusalém” tem tido, com unanimidade, o honroso apoio de todos os setores da comunidade artística brasileira, das instituições que trabalham para a efetiva inclusão social daqueles a quem, historicamente, tem sido negada uma participação digna na vida do país e por conta do seu conteúdo que busca o mais profundo sentimento de amor, respeito e tolerância entre as diferentes culturas, tem recebido um afetuoso abraço de entidades como a Unesco “Além de ser uma celebração cultural de alto nível, se propõe a emocionar e provocar uma reflexão sobre os temas da tolerância e da convivência pacífica entre as diferentes crenças e raças...”



ALTAY VELOSO - ENTRA E SAI DE AMOR.
http://www.youtube.com/watch?v=CO_N61stH_0


Baby
A emoção me trouxe aqui

pra tudo que o seu desejo for capaz
Eu quero a sensação

suprema dos mortais

O gozo insano e soberano dos animais
Baby

você me inflama quando diz
Que eu tenho o amor que você sempre quis
Me aperte um pouco mais
Que eu já vou por um triz
Na impressão de enlouquecer e ser feliz
Baby eu já não sei viver
Baby longe de você ( oh não baby)

Baby eu já não sei viver ( oh não baby )

Baby longe de você.. oh não não não

Já não sei viver ... baby longe de você
Tudo que você quiser de mim

Não peça por favor

Possua enquanto eu tenho e enquanto eu for
Deixe o espelho refletir meu desejo por ti
Num entra e sai de amor
Baby eu já não sei viver ( ah não baby)

Baby longe de você ( oh não baby )

Baby eu já nào sei viver

Baby longe de você
Oh.. não não não

Já não sei viver, baby longe de você
ah não não não ...já não viver

Baby longe de você !!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário