quinta-feira, 8 de outubro de 2009

TERRA CULTURA - AUTO DO CÍRIO.

Amanhã é dia de Auto do Círio em Belém

Na sexta-feira (9), quem estiver em Belém poderá ter o prazer de participar do maior espetáculo de teatro de rua da cidade: otradicional Auto do Círio, que este ano chega à sua 16ª edição. O evento é uma realização da Universidade Federal do Pará (UFPA), com apoio institucional do governo estadual e da Prefeitura Municipal de Belém.

Nas comemorações dos 16 anos de existência da apresentação, o público pode esperar muitas surpresas, garante a organização do evento. O espetáculo é resultado do programa de extensão universitário “O Auto do Círio”, com participação ativa da comunidade e sob coordenação do professor Miguel Santa Brígida. Neste ano, a cultura amazônica ganhará, finalmente, o palco principal.

No título 'Salve o povo da floresta', a ambiguidade no uso do verbo "salve" é proposital. O objetivo do espetáculo é homenagear a cultura do povo amazônico e, também, alertá-lo sobre a preservação dessa cultura. Durante a noite da sexta-feira anterior à Trasladação, muitas surpresas podem ser esperadas. As homenagens aos artistas paraenses prometem fortes emoções, pois é por meio desses artistas que a cultura amazônica toma forma e atravessa os tempos.

Com música, teatro, dança, cultura popular e artes visuais, os mais de 500 artistas irão fazer sua homenagem à Virgem de Nazaré percorrendo as ruas da cidade em grande cortejo cênico dividido em estações que finalizam na 'Apoteose Carnavalesca', com um grande show pirotécnico em frente ao Palácio Antônio Lemos, tendo como cenários as igrejas, os museus e os palácios do Centro Histórico de Belém.

O cortejo seguirá pelas ruas Dr. Assis, 1ª parada Largo da Sé, 2ª parada Igreja Stº Alexandre, Rua Tomázia Perdigão, 3ª parada – Instituto Histórico e Geográfico do Pará (Solar Barão do Guajará) – Apoteose – Palácio Antônio Lemos (sede da Prefeitura).

Serviço: Instituto de Ciências da Arte da UFPA – Pça da República s/nº - (91) 3241.5801/3241.8369. Informações no
site do evento e pelo email - autodocirio@hotmail.com. Início as 19.00 hrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário