Versão 2010 do utilitário-esportivo está totalmente renovada.
Jipinho anda bem no asfalto, mas sua verdadeira vocação é a terra.
Mitsubishi Pajero TR4
Após sete anos com o mesmo ‘jeitão’, o Mitsubishi Pajero TR4 está de cara nova e com mais fôlego. A nova versão do utilitário-esportivo da marca japonesa, desenhado e fabricado no Brasil, começa a ser vendido em outubro a partir de R$ 65.550. Pelo preço, o principal rival é o Ford EcoSport 4x4, mas no caminho o carro de entrada da Mitsubishi também encontra o Hyundai Tucson, o Kia Sportage 4X4 e, segundo a fabricante, o Suzuki Grand Vitara (mesmo com uma diferença de preço de mais de R$ 17 mil).
Tabela dos concorrentes do Mitsubishi Pajero TR4
Os atributos, além do preço – o modelo só perde para o EcoSport, é a tradição da Mitsubishi em veículos preparados para a terra, aliada ao conforto e segurança no asfalto. O G1 testou a versão automática que por R$ 71.990 sai de fábrica equipada com airbag duplo, freios ABS com EBD e todos os itens presentes nos outros modelos (direção hidráulica, trio elétrico, sistema que trava e destrava a porta à distância e som Mp3 com entrada auxiliar).
As mudanças expressivas no design da carroceria, que traz linhas arredondadas e ao mesmo tempo um visual mais limpo, deixaram o jipinho mais jovem. É como se o caçula da família Mitsubishi no Brasil tivesse rejuvenescido cerca de dez anos. Segundo a fabricante, da versão antiga só sobrou o teto. O para-choque dianteiro agora invade a grade e o logo da marca no centro ganhou mais destaque. O capô, o para-lamas e a tampa e para-choque traseiro trazem novos desenhos. Os faróis e lanternas também são novos, as saídas de ar do motor mudaram para cima dos para-lamas dianteiros e as rodas de liga leve com aro de 16 polegadas foram substituídas por rodas de 17’’.
Mitsubishi Pajero TR4
Sob o capô a novidade está no motor 2.0 16V flex - que estreou no modelo em 2007 – mas agora está mais potente. Com álcool a potência subiu de 133 cv para 140 cv e com gasolina a diferença é de 130 cv para 135 cv. O torque também aumentou para 22 kgfm com álcool e 20 kgfm com gasolina, o que dá ainda mais fôlego para o jipinho que, de acordo com a marca japonesa, está cerca de 5% mais econômico, com média de consumo de 11 km/l (álcool) em percurso de cidade e estrada. No asfalto, mesmo com a suspensão traseira um pouco mais rígida, o carro tem um rodar macio. Incomoda a demora na resposta da transmissão automática de quatro velocidades. Com o pé fundo no acelerador, pedindo mais velocidade, o giro do motor chega a ultrapassar 5.000 rpm para, então, fazer a troca e o motorista não sabe ao certo em que marcha está, já que no painel de instrumentos não aparece a indicação.
Interior do Pajero TR4
Ao volante é fácil achar uma boa posição para dirigir e os assentos são bastante confortáveis. Mas o espaço interno continua deixando a desejar. Como o mesmo comprimento (4,05 m), largura (1,68 m) e entreeixos (2,45 m) da versão anterior, a fileira de trás recebe bem apenas dois adultos e, no máximo, mais uma criança. O espaço para as pernas dos passageiros também fica prejudicado. Para tentar compensar, há alguns mimos como porta-copos também nas laterais das portas traseiras e porta revista. O revestimento que mescla plástico e couro é de boa qualidade, mas mesmo sem rebarbas, é simples. O painel de instrumentos traz novos grafismos e o velocímetro e o conta-giros em formato circular. Entre os dois, um quadro digital mostra as informações do sistema de tração utilizado.
Mas a terra é a verdadeira vocação do TR4. Com ângulo de ataque e de saída de 35°, dá perfeitamente para enfrentar depressões, áreas alagadas, lama intensa, subidas e descidas bem acentuadas. O sistema de tração 4X4 oferece quatro opções de uso: 4x2 (uso em asfalto em condições normais), 4x4 continuo (pista de asfalto escorregadia, com um pouco de água, lama ou areia), 4x4 com diferencial central bloqueado (trechos de terra com muita lama ou cascalho) e 4x4 com bloqueio de diferencial e reduzida (terrenos lamacentos, pisos escorregadios, aclive e declive). A troca pode ser feita até 100 km/h.
Mitsubishi Pajero TR4 (Foto: Divulgação)
O Pajero TR4 representa de 25% a 27% das vendas da Mitsubishi no Brasil. A marca japonesa espera vender mil unidades por mês do jipinho, sendo 400 unidades da versão automática, 400 da manual (com airbag duplo e ABS) e 200 unidades do modelo de entrada, o GLS. O utilitário-esportivo da Mitsubishi é o terceiro em vendas no ranking da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), atrás do Ford EcoSport e Hyundai Tucson, primeiro e segundo colocados, respectivamente.
Até a segunda quinzena do próximo mês, a marca japonesa anunciou mais dois lançamentos e para 2010 um novo projeto no país, sem dar mais detalhes. Basta esperar para ver o que vem por ai.
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