Montadora alemã apresentou edição especial do modelo, que conta com tradicional motor boxer, acabamento mais requintado e que vai chegar ao Brasil ainda este mês. BMW/Divulgação | | A eletrônica está presente no controle de tração, freio, suspensão e até nos pneus. | Para comemorar os 15 anos do atual motor boxer, equipado com quatro válvulas por cilindro, presente na R 1200 GS, carro-chefe mundial de vendas da marca alemã, a BMW preparou uma edição especial do modelo, lançada em junho na Europa e que vai chegar oficialmente ao Brasil até o fim do mês. A R 1200 GS Special Edition incorpora acabamento com sofisticações e pintura branca perolizada, além de todos os sistemas e recursos eletrônicos disponíveis em sua linha, de série. A parte mecânica continua inalterada, com o robusto motor de dois cilindros contrapostos, refrigerado a ar e óleo, transmissão final por cardã, 1.170cm³ e 105cv de potência. O motor boxer é uma espécie de marca registrada da BMW. Atualmente, em sua linha existem várias arquiteturas de motores, com dois ou quatro cilindros paralelos e até um cilindro. Porém, o tradicional boxer ainda é o campeão de vendas, com a linha R 1200 GS, que agora ganha uma edição festiva. A própria marca Bayerische Motoren Werke (BMW), ou fábrica de motores da Baviera, tem em seu DNA este tipo de motor, já que iniciou as atividades produzindo motos a partir da experiência com propulsores de aviação do tipo estrela, com princípio de funcionamento semelhante ao do boxer. Símbolo
Até no símbolo da marca, uma hélice estilizada, a configuração é lembrada. Assim, nada mais natural do que comemorar com o modelo líder de vendas. A primeira moto dessa linha, modelo R 80 G/S, foi lançada em 1980. De lá para cá, o propulsor e a moto foram modernizados e já superaram a marca das 500 mil unidades vendidas em todo o mundo, a partir da fábrica de Berlim. Em 2004, o propulsor foi completamente reformado, passando de 1.130cm³ para 1.170cm³, atual configuração, ganhando mais potência e torque, além de diminuir sensivelmente o peso, melhorando a dirigibilidade. O modelo impõe respeito pelas dimensões e altura. Entretanto, a arquitetura do motor rebaixa o centro de gravidade de tal forma que facilita a pilotagem, quando é posta em movimento. Mesmo em baixas velocidades. Outros facilitadores são o torque, que atinge 11,5kgfm a 5.750rpm, e a parafernália eletrônica. Nas suspensões o sistema Eletronic Suspension Adjustment (ESA ), de série, que permite uma infinidade de regulagens conforme as condições de aderência do piso, do tipo de terreno e do peso que a moto transporta, já que é muito usada em longas viagens, com muita bagagem, sem escolher os caminhos. Derrapagem A R 1200 GS Special Edition também conta com o sistema de controle de tração, que compara a rotação da roda dianteira com a traseira. Se a roda traseira está girando mais rápido, significa derrapagem. Nesse momento, o motor é cortado por frações de segundo, eliminando a patinação. O modelo também está equipado com ajuste da pressão dos pneus e computador de bordo. Além destes sistemas, a Special Edition tem freios do tipo ABS de última geração, que distribui a frenagem entre as duas rodas, mas que podem ser desligados por meio de um botão, para transitar em estradas de terra, onde sua atuação não é recomendada.
O acabamento é exclusivo, com bolha do para-brisa do tipo fumê, rodas, para-lama dianteiro e tanque com detalhes em preto. Os cabeçotes do motor ganharam proteção em alumínio e o banco foi herdado do modelo Adventure, com duas tonalidades, altura regulável entre 850mm e 870mm de altura. A suspensão dianteira tem sistema Telelever (que não afunda nas frenagens), com 190mm de curso. A suspensão traseira, Paralever, é do tipo mono, ancorada no cardã, com 200mm. O modelo R 1200 GS Special Edition será comercializado por R$ 80.900.00. |
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